Por que "super-app" é uma dor?
O que é "super-app"?
Primeiro, deixe-me explicar o que significa "super aplicativo"? É um software que possui características secundárias, que não se relacionam diretamente ao objetivo principal do programa. Na vida real, o melhor exemplo é um cinema, onde eles vendem pipocas como um recurso adicional. O mesmo para o software - se o principal objetivo do software for antivírus, eles adicionarão (por exemplo) alguma função do criador de captura de tela e os venderão juntos. Sim, o recurso adicional é relevante para o objetivo principal, mas não é realmente necessário.
Estudos
Antes de lançar nossos produtos, realizamos poucos estudos para entender o que são os prós e os contras do "super aplicativo", devemos fazer o mesmo? Vamos falar sobre lados negativos.
1. Opinião negativa do usuário sobre a interface do programa. 57% dos usuários sentem confusão sobre a interface sobrecarregada com muitas guias, recursos e "miniaplicativos" incluídos. Lembre-se, estamos falando de usuários não muito avançados (principalmente: iniciantes), e isso é apenas uma bagunça para eles que eles temem até tocar.
2. Muito importante - 61% dos usuários não sabem exatamente o que outros recursos ou "miniaplicativos" incluídos podem fazer. Em geral, eles disseram: "é bom ter alguma função adicional, não tenho certeza do que faz, mas talvez seja necessário um dia". Para ser honesto, isso significa que o usuário nunca usará essa função. A psicologia humana ordena obter mais, mesmo que você não precise.
3. Programação. Mais código - mais bugs. Os "super aplicativos" geralmente são muito pesados, consomem muitos recursos do sistema e travam com mais frequência.
Existe profissionais?
Sim, de causa. Cerca de 9% dos usuários avançados usarão recursos adicionais fornecidos pelos "super aplicativos". Mas são apenas 9%, para outros usuários esses recursos extras são inúteis e desperdiçam recursos do sistema, como eu disse acima.
Mais de 80% dos usuários orgulham-se de ter um aplicativo muito, muito funcional, mesmo que não conheçam o objetivo desses recursos adicionais (e não os usem). Isso é bom para vendas e promoção, para a empresa, mas não para o usuário.
E, com certeza, o "super aplicativo" atrai a atenção dos compradores, porque parece ter mais funcionalidade do que outros. Vemos vendas de "super aplicativos" aproximadamente 10% maiores que "aplicativos para uma finalidade". Novamente, isso é mais importante para os negócios, não para você.
Qual é a nossa decisão?
Decidimos criar nossos aplicativos como "aplicativo para uma finalidade". Em resumo, um aplicativo - um objetivo. Mas devemos fazer o melhor, melhor do que qualquer outra pessoa. Torná-lo produto de alta qualidade. Com interface amigável limpa e humana.
Provavelmente, perderemos alguns usuários avançados que precisam de toneladas de recursos questionáveis, mas atrairemos ainda mais pessoas que gostam de simplicidade, obtendo os mesmos resultados.
Yuri S.
Equipe de desenvolvedores