MD5 é como impressão digital para humanos. Impressão digital é um pequeno pedaço de dados que identifica exclusivamente um corpo muito grande (humano). O mesmo vale para o algoritmo de hash MD5 - um número pequeno (apenas 32 caracteres de comprimento) pode identificar exclusivamente um arquivo muito grande.
MD5 é um algoritmo de computador que retorna um pequeno número único para qualquer conteúdo (string, arquivo de texto, imagem, arquivo de vídeo etc.). Se o conteúdo mudar para pelo menos um caractere, o número MD5 será diferente. É quase impossível obter o mesmo número MD5 para dois conteúdos diferentes.
O MD5 pode ser calculado para qualquer texto ou arquivo, mas precisa de alguns recursos do computador para fazer isso. Normalmente, o cálculo do MD5 para um arquivo grande pode levar até 50% dos recursos do processador. Você pode tentar e se divertir gerando MD5 para qualquer texto, clique aqui .
O grande benefício do MD5 é que para conteúdo que não é alterado o número MD5 retornado sempre será o mesmo. É por isso que ao procurar por algum conteúdo de arquivo o suficiente para saber sua "impressão digital" - número MD5, então você pode encontrar qualquer arquivo com o mesmo número MD5 e isso garante que o conteúdo de ambos os arquivos corresponda 100%. Se até mesmo um byte mudar - todo o número MD5 muda.
Para mais informações e detalhes técnicos, clique aqui .